-

     Perfil | Portfólio | Currículo

Fábio Duran

Fábio Duran

Jornalista MTB 0083986/SP 

 

Iniciei na área de comunicação como representante comercial e design em um escritório gráfico de Sorocaba/SP, e por quatro anos trabalhei em uma ONG de inclusão social e digital, onde ministrei aulas sobre empreendedorismo e posteriormente no setor de marketing. Sou bacharel em comunicação social - jornalismo - pelo CEUNSP.

 

Entre um emprego e outro, em 2013, fui voluntário no GPACI, onde auxiliei no atendimento, recepção e encaminhamento dos pacientes.

 

Criei os sites Curiozitty (2009), de curiosidades e entretenimento, e o Mural Interativo (2015), sobre turismo e lazer na Região Metropolitana de Sorocaba.

 

Também produzi um programa de rádio e TV online, na edição de uma revista universitária, além de outros trabalhos na área de artes e comunicação.

 

Em 2017 publiquei com Joana Maria o livro 'Reféns: quando o preconceito vence a medicina', que aborda o uso medicinal da cannabis. O livro foi vencedor no Prêmio Capivaras de Ouro 2016, finalista no Intercom Sudeste 2017, e ganhador do Prêmio Sorocaba de Literatura 2019 na categoria não-ficção.

 

Em 2019 produzi dois episódios do podcast inSenso, um sobre a Bandeira Nacional e outro sobre Fomento à Cultura.

 

Em março de 2020 palestrei sobre literatura e o processo de construção  do livro-reportagem 'Reféns' no SmartMall Facens, localizado no Pátio Cianê Shopping. 

 

 

- RECONHECIMENTOS -

 

Capivaras de Ouro

 

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

 

Entre os anos de 2013 e 2016 recibi  nove indicações com seis vitórias, de variadas categorias, na premiação que reconhece os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Comunicação, Artes e Design da Universidade Cruzeiro do Sul, em Salto/SP.

Intercom Sudeste

 

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

 

'Reféns: quando o preconceito vence a medicina' foi finalista na modalidade 'livro-reportagem' da categoria 'Jornalismo' do XXII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste (2017), promovido pela Intercom e UNIFOA - Volta Redonda/RJ.

Prêmio Sorocaba de Literatura

 

Prefeitura Municipal de Sorocaba

 

Com o livro 'Reféns: quando o preconceito vence a medicina', recebi o Prêmio Sorocaba de Literatura 2019 na categoria não-ficção. Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura, o prêmio têm o objetivo de difundir os trabalhos de artistas e escritores da região.

 

 

CONHEÇA