Proibiram a robótica educacional nas escolas?
Pelo contrário, a Lei sancionada em 11 de janeiro de 2023 institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED), que prevê o uso da robótica educacional como ferramenta de ensino. O que foi vetado é a obrigatoriedade, pois não cabe ao presidente da república definir o que é obrigatório na grade curricular, pois a inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) depende de aprovação do Conselho Nacional de Educação e de homologação pelo Ministro de Estado de Educação.
Vamos entender mais detalhadamente?
A Lei nº 14.533 institui a Política Nacional de Educação Digital no Brasil e tem como objetivo promover a educação digital em várias áreas e níveis de ensino, visando a inclusão digital e o desenvolvimento de competências digitais na população. Vale destacar que a cultura digital é um dos pilares da BNCC.
O Art. 3º coloca o letramento digital e informacional e à aprendizagem de computação, de programação, de robótica e de outras competências digitais como estimulo de garantia da inserção da educação digital em ambiente escolar.
O pensamento computacional, por exemplo, é mencionado como uma competência relevante. Ela se refere a capacidade de entender, analisar, definir, comparar e resolver problemas de forma automatizada e sistematizada, a fim de otimizar e diversificar as possibilidades de solução de problemas. Habilidade fortemente desenvolvida durante as aulas do programa ASTROMAKER®.
A lei também inclui a ideia de que os professores que ensinam desde o ensino básico até o ensino superior devem ser preparados em habilidades digitais relacionadas à cidadania online e à habilidade de usar tecnologia, mesmo que suas áreas de estudo sejam diferentes. Além disso, a lei menciona que também devem ser realizadas ações para treinar os professores em aspectos importantes da computação e tecnologias emergentes e inovadoras.
Esta é uma ação que está presente nos programa educacionais da VIAMAKER® desde a sua concepção. Todos os educadores dos colégios e escolas que inserem o ASTROMAKER® na grade curricular podem participar do curso de formação da VIAMAKER®, que prepara os professores para a mediação das aulas de robótica e projetos tecnológicos, processo que inclui o educador como aluno. Os colégios ainda contam com orientadores educacionais especializados, que darão suporte ao longo do ano letivo.
Os programas educacionais tecnológicos desenvolvidos pela VIAMAKER® Education são 100% alinhados à BNCC e contemplam metodologias ativas com materiais físicos e digitais que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para os desafios do século XXI.
Combinando tecnologias e metodologias, é possível aprimorar a maneira como aprendemos, ensinamos e pensamos, estimulando a inovação e a criatividade na resolução problemas utilizando a tecnologia de forma consciente e sustentável.
Garantir a inclusão de tecnologias educacionais, tais como a Robótica Educacional, na grade curricular do ensino básico é uma das formas de permitir que os estudantes saiam da escola para o mercado de trabalho mais preparados. Afinal, estamos em uma sociedade cada dia mais tecnológica e desafiadora.