logo

Projeto do programa Rota 2030 desenvolve a gestão energética de ônibus elétricos

A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) selecionou o projeto “Gestão energética de ônibus elétricos em ambiente conectado”, na ‘Linha VI – Conectividade Veicular’, do programa Rota 2030, do Governo Federal. Coordenado pela Unicamp, o projeto conta com a parceria das fabricantes de ônibus Marcopolo e Eletra, e da startup Carrorama, plataforma de gestão de frota que utiliza IoT (Internet das Coisas).

O Programa Rota 2030 foi instituído pelo Governo Federal com o propósito de estabelecer uma política industrial de longo prazo direcionada ao setor automotivo e de autopeças. A iniciativa tem como objetivo impulsionar investimentos e fortalecer as empresas brasileiras que atuam nesse ramo, promovendo o desenvolvimento sustentável e a competitividade no mercado.

A Linha VI – Conectividade Veicular, do Rota 2030, busca promover a pesquisa, desenvolvimento e a inovação (PD&I) em conectividade veicular e estimular a produção de tecnologias em quatro principais áreas temáticas:

  • Conectividade: Meio ambiente e Descarbonização;
  • Conectividade dos veículos com o ambiente externo;
  • Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados e
  • Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos

O projeto aprovado busca desenvolver uma plataforma para suporte à gestão energética e ao planejamento de recargas de ônibus elétricos utilizados no transporte público, e que disponham de sistemas de monitoramento com capacidade de envio de dados em tempo real.

“As baterias dos ônibus elétricos podem custar até 60% do custo de um ônibus”, afirma o professor Dr. Madson Cortes, coordenador do projeto. Desta forma, ao desenvolver uma plataforma que estimule as boas práticas para a preservação da vida útil das baterias e a segurança operacional buscam de aumentar a confiabilidade, autonomia e a durabilidade dos veículos. A escolha adequada de rotas, por exemplo, pode otimizar ainda mais a transição energética.

“O Carrorama acumula mais de 10 anos de dados geradas por veículos de pequeno e grande porte”, conta Felipe Siqueira, CEO da Carrorama, “Neste período, coletamos um grande volume de dados que guiará no desenvolvimento e aprimoramento da plataforma de gestão de ônibus elétricos”, destaca.

O desenvolvimento do projeto “Gestão energética de ônibus elétricos em ambiente conectado” permitirá otimizar e tornar ainda mais sustentável as frotas de ônibus elétricos, otimizando o transporte público e com potencial de replicar em diferentes veículos elétricos.

Compartilhar

Veja também

16 de maio de 2025

Educação 4.0: o que é e como implementar no setor público


Leia mais
28 de abril de 2025

Entre o mito e a história: Alexandre, o Grande


Leia mais
18 de abril de 2025

Brasilidade


Leia mais

Fábio Duran 2025